6 coisas que você precisa para montar uma academia 08JUN

As pessoas vêm se preocupando cada vez mais com saúde e qualidade de vida. Empreendimentos voltados para esse tipo de mercado não param de crescer. Se você quer montar uma academia essa é a hora certa.
O Brasil é o segundo país com mais academias. Perdemos apenas para os Estados Unidos. Isso pode te fazer pensar que a grande oferta é prejudicial ao seu futuro negócio.
Mas isso não é o que a realidade mostra. Academias são sempre bem vindas e nunca passam sufoco por falta de cliente.

Mesmo com altas chances de sucesso, existe uma série de coisas que precisam ser pensadas. Por isso, preparamos boas dicas que vão te ajudar a preparar o terreno e tomar as decisões certas.

1. O investimento para montar uma academia

O investimento inicial para montar uma academia é de em média R$100.000. Mas o valor envolve muitas escolhas. Por isso, pode variar bastante.

  • o que você vai oferecer? Só musculação? Ou atividades variadas como natação, dança, spinning, artes marciais etc?;
  • para quem vai oferecer? Algumas pessoas estão dispostas a pagar uma quantia que outras não estão. Além disso, dependendo do seu público vale ou não à pena oferecer uma grande quantidade de serviços. Assim como investir em muitos equipamentos;
  • onde vai montar sua academia? Se você tem um imóvel, já começa no lucro. E se pensar em adquirir, ou construir, seu investimento inicial aumentará consideravelmente. Se pretende alugar um imóvel, os custos com o aluguel variam de acordo com a localidade. Além disso, tenha certeza de que o proprietário permite algumas alterações no espaço e reformas. Afinal, você pode precisar alterar a propriedade, pelas necessidades do seu negócio ou por questões de segurança.

2. Conheça seu público alvo

montar uma academia

Imagem: Shutterstock

A clientela que você vai atender é importante para todas as decisões tomadas antes de montar a academia e depois. Desde o tipo de serviço que vai oferecer até o lugar onde o seu negócio será localizado.
Para descobrir o seu público alvo é necessário fazer uma pesquisa. Responda perguntas como:

  • Qual a idade do meu público?
  • O que eles esperam dos serviços da minha academia?
  • Quanto estão dispostos a pagar?
  • Existe procura por lutas marciais, dança etc?
  • Qual horário atende as demandas do meu público?
  • O que minha academia pode oferecer a eles que as outras não podem?

Mas a maioria dessas perguntas só podem ser respondidas se você já definiu o local da sua academia.

3. Você precisa de uma boa localidade para montar a sua academia

O lugar onde sua academia estará localizada é decisivo para o sucesso do seu negócio. Ele não pode ser de difícil acesso. As pessoas têm que chegar até o seu estabelecimento com facilidade. Seja de carro, de ônibus, ou qualquer outro modo de locomoção.
Tenha consciência de qual é a concorrência. Se você escolher montar sua academia em um lugar onde já existem outros estabelecimentos, saiba que você terá que superá-los de alguma forma. Ter algum diferencial. Ou será mais difícil conquistar a clientela.

Localidades diferentes, padrões diferentes

O lugar escolhido vai definir sua clientela e os tipos de serviço que eles procuram. Em um bairro de luxo, por exemplo, sua academia terá que manter o padrão.
Se você vai começar um negócio pequeno, escolha um lugar que permita isso. Muitas vezes o simples fato de uma academia estar abrindo na vizinhança já é garantia para chamar alunos.

4. Os equipamentos para montar uma academia

Os equipamentos são a base para montar a sua academia. E não são nada baratos. Existem os equipamentos básicos, mas também os diferenciais. Tudo depende da intenção do seu negócio. Do seu público alvo. Do lugar onde escolheu montar a academia. Do tamanho. Da concorrência.
Entre os equipamentos básicos de exercício aeróbico estão:

  • Esteira;
  • Bicicleta ergométrica;
  • Steps;
  • Elíptico.

Entre os equipamentos mais populares de musculação então:

  • Cadeira extensora;
  • Cadeira flexora;
  • Supino vertical;
  • Supino reto;
  • Leg press;
  • Maquina scott;
  • Hack machine;
  • Máquina para glúteo;
  • Suporte para agachamento;
  • Halteres.

Não esqueça das aulas que a academia irá oferecer também. Aulas de zumba, por exemplo, precisam de um espaço adequado. Aulas de Spinning, por outro lado, exigem mais bicicletas ergométricas. Aulas de exercício abdominal exigem colchonetes, e assim por diante.

Alguns equipamentos que não devem ser esquecidos

Além dos equipamentos voltados para os exercícios, você precisará de ferramentas de gerenciamento para o bom funcionamento da sua academia. Portanto, fique atento a isso também. O iFitness é uma solução que ajuda no gerenciamento dos alunos, das avaliações, fichas de treino, controle financeiro. Ele pode ser integrado com as catracas de entrada, para mais segurança no acesso e controle de pagamentos.

5. Funcionários necessários para montar uma academia

montar uma academia

Imagem: Shutterstock

Você não pode administrar sua academia sozinho. Para atender bem a clientela, a sua academia precisa contar com diversos tipos de profissionais.
Professores registrados no CREF para as aulas ou para instruírem os alunos, recepcionista, faxineira. Além disso, recomendamos também que tenha um médico ou um fisioterapera à disposição para as avaliações dos alunos que estão começando.
Tenha certeza de contratar profissionais qualificados. Além disso, é importante que os funcionários representem o seu negócio. Por isso. pessoas com hábitos saudáveis são uma ótima escolha.

6. A documentação necessária para se montar uma academia

Depois de todo esse planejamento para montar a sua academia, chegou a parte burocrática.
O primeiro passo é ir até o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, com as cópias do R.G e do C.P.F do proprietário, os modelos 1 e 2 do FCN (Ficha de Cadastro Nacional), o contrato social e os juros pagos para a emissão do DARF. Após o registro da firma, você recebe um número de identificação (o NIRE).
A seguir é preciso ir até o site da Receita Federal para saber a documentação necessária para obter o CNPJ da sua empresa.
No terceiro passo, com o NIRE, vá até a prefeitura da cidade onde será instalada a academia. Lá você vai conseguir seu alvará.
E finalmente, para que a sua academia possa começar a funcionar é preciso fazer o cadastro na Previdência Social e a inscrição estadual.

Dá para perceber que todas as decisões influenciam umas às outras. Então, não é algo que se possa deixar para pensar em etapas. Mas sim em conjunto. Por isso, faça um planejamento cuidadoso. Não tenha pressa. Pesquise bastante. Monte uma academia de sucesso.

Acompanhe nosso trabalho
nas redes sociais