Controle de acesso: conheça a evolução da chave 13JUL

Não há dúvidas quanto à segurança e tranquilidade que as ferramentas de controle de acesso trazem para as pessoas. Seja aos funcionários, aos clientes de uma empresa ou mesmo para o gestor. Em um negócio, por exemplo, essa tecnologia chega até mesmo a influenciar em como as pessoas enxergam a empresa. Afinal, o controle de acesso é sinal de cuidado e preocupação. Mas esse tipo de tecnologia, como todas as outras. não permanece a mesma por muito tempo. Com a evolução da chave de acesso, há cada vez mais opções disponíveis no mercado para garantir segurança e praticidade.
Vamos dar uma conferida.

Controle de acesso: conheça as opções disponíveis

Existem, atualmente, basicamente três tipos de chave para o controle de acesso. Para a empresa como um todo, para lugares específicos dentro do próprio espaço, ou até mesmo para a sua casa. Tudo depende da necessidade daquele que busca o produto.
Além disso, a chave de acesso, seja ela de qualquer tipo, pode estar disponível de duas maneiras:

  • Com a catraca eletrônica que utiliza braços que impedem ou permitem o acesso. Ela é ideal para escolas, faculdades, academias, portaria, condomínios ou lugares com acesso ao público em geral. Além disso, possui uma série de vantagens específicas para esses tipos de estabelecimentos;
  • Ou os equipamentos que controlam o acesso diretamente à portas ou dispositivos em geral. Mais voltada para salas e escritórios, por exemplo.

O que todos têm em comum é o armazenamento do horário de saída e entrada em um determinado espaço. Além do registro da pessoa que teve o acesso concedido. Isso garante um controle e administração ainda melhor, além de, é claro, fortalecer a segurança.
Agora vamos conhecer os tipos de chave desses dispositivos.

Senha para controle de acesso

controle de acesso

Imagem: Shutterstock

A senha é a maneira mais conhecida para o controle de acesso. Afinal, essa é a maneira mais usada em nosso dia-a-dia. Para todo o tipo de coisas. Seja nas redes sociais ou para usar o cartão de crédito. O funcionamento é bastante simples. Com a digitação em ordem correta dos números o acesso é garantido.
Esse tipo de controle de acesso é mais recomendado para áreas com menor fluxo de pessoas ou áreas restritas.

Cartão para o controle de acesso

Nesta opção basta se ter o cartão para ter acesso ao local. Esse cartão oferece o acesso pela aproximação dele ao dispositivo. Ou também por código de barras, no estilo dos cartões de crédito mais antigos.
Esse tipo de controle de acesso é vantajoso, principalmente, quando o acesso ao espaço é permitido ao público. Já que cartões podem ser registrados para o novo acesso em específico e serem devolvidos quando a visita terminar.
É indicado tanto para um fluxo menor ou maior de pessoas no local.

Biometria para o controle de acesso

O controle de acesso por biometria é o mais seguro e o mais recomendado. É um tipo de identificação única. Esse método evita que pessoas que não sejam realmente permitidas tenham acesso ao local.
A biometria é mais conhecida pela identificação da digital. A entrada é liberada apenas para aqueles com as digitais registradas no sistema. Sendo, portanto, necessário apenas a aproximação do dedo do dispositivo.
Mas essa não é a única opção. Existe também o leitor de íris. Que, como o nome já diz, permite a entrada fazendo a leitura ocular da pessoa. Sendo necessário apenas a aproximação de um dos olhos do dispositivo.
Há equipamentos que oferecem também outros tipos de biometria como o reconhecimento facial ou através da voz. Mas podem não ser tão práticos. Além de trazer inconvenientes em algumas situações.

Vantagens da biometria

O controle de acesso por biometria oferece a vantagem principal de ser o mais confiável dentre as opções. Impedindo uma série de fraudes.
Mas isso não é tudo: senhas necessitam ser lembradas e os cartões devem estar sempre com a pessoas que precisam entrar em um local. Nós sabemos que esquecer senhas ou qualquer tipo de objeto é bastante comum na vida agitada em que vivemos. Portanto, os inconvenientes e atrasos podem ser muitos.
O controle de acesso por biometria não é mais tão caro como costumava ser no passado. Sua aquisição se tornou muito mais fácil. E além disso, não exige a manutenção dos cartões de entrada, por exemplo.

Mas sabemos também que há casos em que os outros tipos de chave de acesso são mais adequados. Portanto, o importante mesmo é saber exatamente do que você precisa e buscar a opção que atende às suas necessidades.

Ficou interessado ou tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo nosso chat ou por telefone, (16) 3201-1365, e conheça as soluções que a Ogis trás para você!

Acompanhe nosso trabalho
nas redes sociais