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7 dicas para fazer a gestão de funcionários externos na sua empresa

7 dicas para fazer a gestão de funcionários externos na sua empresa
20 Sep

A maioria das empresas opta por ter funcionários que não trabalham otempo inteiro dentro da organização (representantes, vendedores externosou demais cargos home-office). Entretanto, há uma série de dificuldades relacionadas a como fazer a gestão de funcionários externos.

Afinal, não há como ter a certeza de que o funcionário está, de fato,cumprindo com todas as suas obrigações. Caso ele não esteja, a empresaperde clientes, entra no prejuízo e desperdiça o investimento naqueleprofissional.

Por isso, ter uma boa gestão é essencial para otimizar aprodutividade dos mesmos e garantir o crescimento dos negócios. Vamosconferir como fazer isso? Venha conosco, que ensinaremos tudo sobre oassunto!

  • 7 dicas para fazer a gestão de funcionários externos na sua empresa

1. Estabeleça bons e eficazes canais de comunicação

É fundamental ter bons canais de comunicação, para que a sua equipeinterna se comunique com a externa. A tecnologia ajuda nesse processo:com o acesso à internet, existem diversos aplicativos e softwares quepermitem que esses relacionamentos sejam eficientes.

Afinal, é essencial ter contato diário com os vendedores externos para conferir como está o andamento do trabalho.

2. Solicite relatórios diários

Para ter a certeza de que o funcionário está realizando todas as suasatividades, solicite relatórios diários. Assim, você acompanha o seudesempenho e controla a sua produtividade.

Tenha um modelo pronto de relatório em que apareçam as metas e asatividades que o funcionário conseguiu desempenhar naquele dia. Assim, agerência pode dar feedbacks para ajudar no progresso.

Os relatórios não precisam ser longos e detalhados, afinal, se forassim, o funcionário passará horas produzindo-os — em vez de ocupar-sedas atividades mais importantes.

Um documento objetivo e direto já é o suficiente para conferir o seudesempenho e também ver se a empresa ou os funcionários internos podemajudar de alguma maneira

3. Acompanhe o deslocamento

Existem diversos aplicativos de localização que podem monitorar odeslocamento do seu funcionário. Eles acompanham em tempo real onde ofuncionário está, por quanto tempo ficou parado em determinado local emuito mais.

Assim, com o monitoramento do itinerário (considerando asimprevisibilidades do trânsito), os gestores podem analisar se ofuncionário externo está na rota de clientes ou se parou para resolveralgum assunto pessoal.

4. Defina metas atingíveis

Um dos critérios que costumam desmotivar a equipe e promover oturnover são as metas inatingíveis. Ou seja: o funcionário trabalha,trabalha e trabalha mais um pouco, no entanto, jamais consegue chegarperto do objetivo.

Por isso, um dos segredos é ter um bom planejamento estratégico paraavaliar as vendas e definir metas atingíveis, sempre considerando osperíodos sazonais.

As metas são importantes para controlar a produtividade dosfuncionários externos e servem de motivação para que continuem vendendo.Por isso, mais uma vez, invista na tecnologia para ter um bom software que acompanha e determina as metas mensais do funcionário.

5. Realize diversas reuniões

É fundamental realizar diversas reuniões com os seus funcionáriospara verificar se eles estão comprometidos com o seu trabalho e tambémpara alinhar pontos importantes. Veja as nossas dicas!

Reuniões presenciais

Por mais que os colaboradores trabalhem externamente, é essencialfazer com que eles vão até a empresa para conversar com a sua equipe.Por isso, as reuniões são essenciais para ele apresentar as suasdificuldades, falar sobre as metas e também sobre as suas conquistas.

Portanto, agende pelo menos uma reunião presencial para que haja atroca de informações importantes para o bom desempenho do trabalho.Afinal, a sua equipe precisa estar unida e trabalhar de forma conjunta,mesmo quando você tem funcionários externos.

Reuniões on-line

As reuniões on-line são muito mais fáceis de fazer quando ofuncionário trabalha externamente. Por isso, invista em encontrosperiódicos por videoconferência. Para tanto, utilize aplicativos comoSkype, Hangouts ou Google Meet.

6. Dê feedbacks

Os funcionários externos também precisam de feedbacks constantes: énecessário apresentar os seus pontos fortes e também tudo aquilo queprecisa ser melhorado.

Então, é fundamental ter indicadores de desempenho, para que osgestores conversem com os funcionários externos para apresentar essesdados e conferir como a empresa pode ajudar a aumentar as vendas.

Essa troca de informações é essencial para a empresa ter a certeza deque o funcionário tem todas as ferramentas de que necessita pararealizar o seu trabalho e também para estabelecer uma comunicação de mãodupla.

7. Saiba fazer um bom controle de ponto

Uma das maiores dificuldades das empresas é ter um bom controle de pontopara as equipes externas. Quando o funcionário trabalha na empresa,tudo é muito fácil: basta passar o seu cartão ou biometria em umaparelho e pronto!

Já quando o funcionário não tem que realizar esse deslocamento paraexecutar seu trabalho, é muito importante investir em um ponto mobile(em vez das tradicionais planilhas no Excel). Esses aplicativos permitem fazer o controle dos horários do funcionário de forma remota.

As ferramentas permitem, também, acompanhar toda a jornada de trabalho, horas extras,faltas, atrasos e muito mais. Para o funcionário externo, também ficamuito fácil: basta conectar-se ao aplicativo e registrar os seushorários e intervalos.

Ah! E você não precisa se preocupar: a tecnologiadisponibiliza a localização do funcionário no momento do registro doponto (mesmo que ele não tenha acesso à internet). Assim, fica maisfácil controlar se ele está falando (ou não) a verdade!

Além disso, os aplicativos móveis modernos bloqueiam a falsalocalização de GPS e também a alteração dos horários do sistema.Portanto, são totalmente seguros e confiáveis.

Fazer uma boa gestão de funcionários externos na empresa éfundamental para garantir a lucratividade dos negócios. Afinal, sabemosque monitorar o seu desempenho é uma tarefa complexa, se ele não estápresente na empresa de maneira integral. Por isso, é importante sempreinvestir em bons recursos tecnológicos (principalmente as soluçõesmóveis) para ajudar a otimizar o tempo da equipe e garantir os melhoresresultados.

Neste post, você aprendeu algumas dicas para fazer a gestão defuncionários externos na sua empresa. Gostou do nosso conteúdo? Então,temos a certeza de que você vai se interessar também por saber maissobre as principais vantagens do controle de acesso. Boa leitura!



Publicado em: 20/09/2019

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