Saiba como escolher o relógio de ponto certo para a sua empresa 27JUL

Sabia que, desde 2009, empresas que possuem mais de 10 funcionários, por lei, devem utilizar algum tipo de marcação para controlar horários? Seja através do ponto manual ou do relógio de ponto eletrônico. O importante é manter este controle.
O registro manual pode até ser viável em empresas de pequeno porte. Mas ainda assim gera muito mais trabalho e não há praticidade alguma. Além de não ser preciso. Afinal é realizado manualmente. Em um livro de ponto, por exemplo. Por isso não há como, de fato, monitorar a jornada de trabalho de seus funcionários. E você acaba muitas vezes tendo custos adicionais com horas extras indevidas e atrasos.
Então, o ideal mesmo é que seja utilizado pelo menos o relógio de ponto mecânico. Ele já facilita e muito a rotina diária na sua empresa. Mas vamos conhecer melhor as opções disponíveis para que você possa encontrar o que melhor se adequa às suas necessidades!

Relógios de ponto mecânicos

relógio de ponto

Imagem: Shutterstock

Esse tipo de relógio eletrônico é voltado para empresas de pequeno porte. Nesse sistema. o funcionário insere no equipamento o cartão de ponto de cartolina. Dessa forma, será impresso no cartão o dia e o horário daquela marcação.
A Ogis conta com dois modelos. Cada um deles se adequa a um ambiente de trabalho diferente. Foram desenvolvidos, cada um com suas especificidades, a fim de melhor atender a diferentes situações.

O relógio de ponto Vega

O Vega é ideal para consultórios, lojas, escritórios e empresas de pequeno porte em geral. Ele possui estrutura injetada em ABS e visor em policarbonato. Sua impressão no cartão de ponto é feita em duas cores diferentes: preta e vermelha. Com isso, os registros feitos fora do horário são impressos em vermelho. Também contém uma sirene interna que toca para avisar os funcionários do horário certo para o registro do ponto. Além disso, funciona até 12 horas sem energia elétrica.

O relógio de ponto Plus

O Plus foi pensado em especial para microempresas que lidam com um ambiente em que a presença de poeira é comum. Como obras, oficinas mecânicas ou ambientes rurais. É resistente e durável. Além de funcionar até 72 horas sem energia. Você também não precisa se preocupar com a perda da memória com a falta de luz. Suas configurações ficam armazenadas.
As impressões são feitas automaticamente nos cartões e você tem a opção de ter um suporte para os cartões de ponto na própria máquina!

Relógios de ponto eletrônicos

relógio de ponto

Imagem: Shutterstock

Esse sistema de relógio de ponto é ainda mais prático e confiável. Afinal, além de contar com a opção de usar o cartão ou senha para o registro de horário, ele também oferece a biometria. Assim, não tem como outra pessoa registrar o horário de um de seus funcionários. Você controla a jornada de trabalho e evita custos desnecessários de uma forma muito mais transparente.
É preciso lembrar que quando você decide pelo ponto eletrônico na sua empresa é necessário ficar atento à algumas regras que precisam ser seguidas. O relógio de ponto deve estar validado pelo Ministério do Trabalho, de acordo com as regras da Portaria 1.510 de 2009. Isso quer dizer que ele deve permitir a impressão de um recibo para controle de horário por parte do próprio funcionário. Além de estar de acordo com as exigências do INMETRO. Mas com os equipamentos da Ogis não há com o que se preocupar. Atendemos a todas essas exigências!
Todos os relógios eletrônicos também possuem portas fiscais para a coleta de arquivos AFD.
Agora vamos dar uma olhada no diferencial de cada modelo!

Relógios de ponto eletrônico fixos

Esse tipo de relógio de ponto é indicado para pequenas ou grandes empresas. Entre elas indústrias, escritórios, comércio e prestadoras de serviço em geral.

  • Pointline tem capacidade de gerenciar até mil colaboradores. Pode imprimir até 8 mil recibos. Além de possuir duas entradas fiscais;
  • Hexa pode gerenciar até 15 mil colaboradores e imprime até 11 mil recibos. Com 2 portas fiscais. Esse modelo também conta com monitoramento de status de conexão e bobina;
  • Prisma SF ADV tem capacidade de gerenciar até 15 mil colaboradores e emite até 8,5 mil recibos. Além de possuir tela LCD touch screen colorido de 2,8 polegadas. Ele tem apenas 1 porta fiscal.

Relógios de ponto eletrônicos móveis

Os relógios de ponto móveis foram pensados para áreas rurais, usinas ou obras em geral. Também é altamente recomendado para o registro de ponto em ônibus, caminhões ou qualquer tipo de veículo. Temos dois modelos:

  • O Compacto S: a sua capacidade para gerenciar funcionários é de 15 mil e pode emitir 300 recibos na bateria. Além disso, possui touch screen com resolução de 690×490 px. Possui também uma porta fiscal;
  • O Compacto E: a diferença do Compacto S para o E está no display. O Compacto E possui um display mais simples de cristal líquido de 128×64 px.

Controle de ponto de acordo com a Portaria 373 do MTE

Prime SF 373 é uma exceção àquela regra que exige a impressão de um recibo para o trabalhador. A razão para isso é que ele é feito especialmente para indústrias e empresas enquadradas através do acordo coletivo da Portaria 373/2011 do Ministério do trabalho. Portanto, só pode ser utilizado por empresas sob esse acordo.
Órgãos públicos e instituições com regime estatutário também podem aderí-lo.
O Prime SF 373 tem a capacidade de gerenciar 15 mil colaboradores e possui uma porta fiscal.

Relógio de ponto: software compatível

Todos os relógios de ponto eletrônicos que vimos armazenam informações. E todos eles possuem um software de configuração embarcado no equipamento (com exceção do Pointline). Mas o que isso quer dizer?
Isso significa que há um programa de computador que está diretamente conectado ao relógio de ponto: o iPonto.
relógio de ponto
Ele te dá as ferramentas para que você possa aproveitar as informações coletadas pelo relógio de maneira a melhorar o gerenciamento da sua empresa. Além de te ajudar a tomar as decisões certas.
Se adquirido, esse programa vai te dar as seguintes vantagens:

      • Todas as informações estarão reunidas em um só lugar. Disponíveis para qualquer necessidade de consulta;
      • Você pode ter acesso à informações individuais de cada funcionário;
      • É de simples instalação e uso;
      • Ele envia alertas quando algum funcionário estiver com divergências no registro de ponto. Além do que é possível verificar os dados, para eventuais correções, para que os arquivos de AFDT e ACJEF possam ser emitidos adequadamente;
      • Oferece sistema de auditoria;
      • O módulo web permite que o funcionário justifique faltas ou atrasos para que os responsáveis verifiquem e autorizem;
      • Também oferece backup. Não há risco de perda de dados.

Não se esqueça que o ponto eletrônico, além de tudo o que já falamos, vai fazer também com que seus funcionários tomem bem mais cuidado para não chegarem atrasados no trabalho.
É garantia de eficiência e de compromisso!

Não hesite em nos contatar pelo chat que há em nosso site ou por telefone mesmo: (16) 3201-1365!

Acompanhe nosso trabalho
nas redes sociais