Preocupação com a segurança na escola: prioridade entre os pais 20JUL

Todos os pais, sem exceção, se preocupam com a segurança de seus filhos. Segurança e ambiente escolar já não são mais necessariamente sinônimos. Com o passar dos anos temos mais certeza do que nunca que mandá-los para o colégio não é garantia de que tudo está sob controle. É por isso que os responsáveis têm mais e mais cuidado na hora de escolher uma instituição. Afinal é o espaço que irá abrigar e cuidar de seus filhos durante grande parte do dia.
Para que possamos ter ideia, com base em uma série de entrevistas, o IBOPE comprovou que a segurança é o que os pais mais priorizam na hora de procurar um colégio particular. Nada mais nada menos do que 87%! A segurança passou a vir antes da qualidade do ensino. Esse dado de maneira alguma é um bom sinal. Mas torna evidente que não adianta investir em bons profissionais, professores qualificados se não é possível ter tranquilidade ao estudar.
A segurança de uma instituição escolar comporta uma série de fatores. Vamos dar uma olhada no que os pais dos alunos procuram em um ambiente de ensino quando o assunto é segurança.

1. Segurança na escola: o ambiente externo

O ambiente externo de uma escola é extremamente importante. Se o caminho até uma instituição oferecer barreiras não há o que se faça para reverter isso. Antes mesmo que se tenha contato com o interior da escola e o que ela proporciona, o caminho até ela já influenciou a mente dos pais. Afinal isso já irá dizer tudo sobre a segurança dos filhos na escola e no caminho até ela.
É preciso ficar atento não só à criminalidade na vizinhança. Mas também à localização e se é de fácil acesso.

2. Segurança na escola: a estrutura física

Esse item envolve toda a infraestrutura da instituição. As formas de acesso, iluminação, cercas, muros etc. Sem esquecer dos guardas. A supervisão humana nunca deixará de ser necessária.
Aqui também está inclusa a segurança eletrônica da escola. Com câmeras, alarmes, entre outros dispositivos. Entre eles a catraca eletrônica para o controle de acesso. Vamos conferir porque ela é tão importante quanto os outros itens.

3. Segurança na escola: o controle de acesso

segurança na escola

Imagem: Shutterstock


Existe uma série de equipamentos eletrônicos fundamentais, como vimos, e que já são bastante conhecidos e usados. Mas de nada adiantam se o acesso à escola não tem nenhum controle. É por isso que catracas eletrônicas são mais que essenciais. Elas garantem que ameaças externas não tenham acesso à escola. Assegurando a tranquilidade dos funcionários, pais e alunos.
As catracas de acesso contam com cartões, senhas ou a biometria para o acesso aos locais. Permitindo a entrada apenas daqueles que estão cadastrados. Mas, para a segurança no ambiente escolar, o ideal mesmo é utilizar a biometria. Afinal, cartões podem ser perdidos ou passados adiante. Então é preciso ter cuidado também ao escolher os equipamentos adequados para cada ambiente. Nesse caso, a instituição escolar.

Software School Control

As catracas eletrônicas também oferecem outras ferramentas de segurança para a escola! Afinal, ela armazena informações: o horário de saída e de entrada de cada um. É por isso que em conjunto com um programa de computador, o School Control, elas também possibilitam:

  • Controle sobre o horário: se o aluno tentar sair da escola antes do horário a catraca não autoriza. Além disso ela também envia um SMS para os pais;
  • O SMS também é enviado se o aluno faltar ou se atrasar para a escola;
  • Além disso, com os dados armazenados, é possível verificar se o estudante está faltando ou chegando atrasado com muita frequência. Dependendo da situação e das implicações disso, a circunstância pode ser averiguado.

4. Segurança na escola: o ambiente interno

Como a escola funciona em seu interior não deixa de ser tão importante quanto os outros itens. Afinal o ambiente escolar tem uma influência imensa sobre uma criança ou um adolescente. Logo, ele tem que ser saudável e transmitir segurança.
A instituição deve se mostrar preocupada em preservar a convivência. Por isso, ficar atento ao histórico de problemas, por exemplo, é imprescindível. Para que soluções adequadas possam ser buscadas. Isso demonstra preocupação com a vida daqueles que passam boa parte do tempo nesse ambiente. E não é algo que passa despercebido pelos pais dos alunos.
Essas medidas também incluem as regras de um ambiente escolar. Essenciais não só para a segurança na escola mas também para a disciplina e bem estar da comunidade.

segurança na escola

Imagem: Shutterstock


Então não esqueça que segurança significa também um bom relacionamento entre os alunos e os funcionários como um todo.

Acompanhe nosso trabalho
nas redes sociais